Início > Notícias > Escola Superior de Educação de Setúbal estreita laços com mundo associativo

Escola Superior de Educação de Setúbal estreita laços com mundo associativo

Assinatura de Protocolo com Associação Elucid'Arte

Refª.: 12/2008
05 de Maio de 2008

No dia 5 de Maio às 15h a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE-IPS)assina com a jovem Associação Cultural e Artística Elucid'Arte, nas instalações da ESE, Campus do IPS em Setúbal, um protocolo que visa estreitar relações entre estas duas entidades.
Nesse mesmo dia tem início a exposição promovida por esta Associação intitulada "Às Voltas com o Património" e que fica patente ao público de 05 a 16 de Maio no átrio da ESE.

A Elucid'Arte, sediada em Setúbal, é uma associação que integra alunos da ESE, em particular do Curso de Licenciatura em Promoção Artística e Património. Segundo Rui Pereira "tem por objecto a promoção artística e cultural na região de Setúbal através da organização e promoção de eventos de carácter cultural, artístico e patrimonial; divulgação de artistas plásticos da supracitada região; criação de novos espaços culturais, aumentando, deste modo, a oferta cultural."
Promoção Artística e Património é um curso leccionado pela ESE de Setúbal no âmbito da sua oferta formativa de 1º ciclo e organizado segundo o modelo preconizado pelo Processo de Bolonha.

Nas palavras de André Afonso "Às Voltas com o Património" é uma exposição colectiva de fotografias dos alunos do 3.º Ano do Curso de Promoção Artística e Património da Escola Superior de Educação de Setúbal. Surge no quadro da disciplina de Oficinas Audiovisuais do ano lectivo transacto, a partir dos Portfólios individuais, no processo fotográfico tradicional a preto e branco.
Alguma da riqueza patrimonial da região de Setúbal, e não só, está aqui representada, abrangendo um leque alargado de opções estéticas, de olhares e de pontos de vista para a sua divulgação e preservação.
Pretende apenas mostrar e promover o conhecimento artístico de locais e actividades ao lado das quais quotidianamente passamos, sem deter o olhar.
É a forma que este grupo de estudantes encontrou para chamar a atenção sobre a necessidade da sua preservação.
Cada pedra, cada gesto, cada rosto aqui fotografado torna o mundo mais íntimo e mais plural, ao mesmo tempo. Um momento apenas em que mãos, barcos, monumentos, moinhos de vento, olhares e objectiva tiveram a felicidade de se encontrarem."