Exposição Bibliográfica "Estudos da Imagem em Movimento em Portugal" | 21 fev-21 março’24 | ESE


Estudos da Imagem em Movimento em Portugal | ESE, Biblioteca

Os Estudos da Imagem em Movimento têm desde há várias décadas um percurso expressivo a nível internacional, traduzido num conjunto amplo de autores e de obras de referência e em múltiplas propostas de abordagem. Em Portugal, o trabalho neste domínio com um carácter sistemático e diversificado é mais recente, podendo situar-se a sua génese em 2011, data do I Congresso da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM). Por essa altura, a reunião e diálogo entre investigadores, académicos e técnicos desta área do conhecimento potenciou uma dinâmica autoral renovada e a criação mais recorrente de novas obras abrangentes ou especializadas e que privilegiam diferentes tratamentos ou temáticas, variando também as suas perspetivas ou propósitos.

Nas licenciaturas da ESE/IPS, em particular na de Comunicação Social em que este domínio também se inscreve, mas de uma forma geral em todas as outras, a área científica tem sido trabalhada com base nos mais recentes contributos e, com particular enfoque, no que tem vindo a ser elaborado no âmbito da rica e complexa produção nacional.

Nesta mostra, pretende-se destacar obras de autores nacionais clássicas e de referência, como as da autoria de João Benárd da Costa ou de Lauro António, grandes divulgadores do cinema, ou organizadas por instituições fundamentais da área, como a Cinemateca Portuguesa, e, simultaneamente, as obras mais recentes antes mencionadas como pertencendo à nova geração que com a sua investigação e publicações tem arvorado um novo território para os Estudos da Imagem em Movimento em Portugal e onde se incluem autores que integram o corpo docente desta Instituição de Ensino Superior.

Marta Pinho Alves

Professora ESE-IPS, investigadora de Imagem em Movimento, Presidente da Direção da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM).