Eventos

Dezembro


Seminário Educação, Práticas Artísticas e Inclusão | 16 dez’23 | 9h30-12h30 | ESE, Anfiteatro

O Seminário, aberto a todos e a todas que se interessam por questões relacionadas com a Educação, Práticas Inclusão, procura, por um lado, dar a conhecer programas e projetos relacionados com as práticas artísticas e a sua inserção em diferentes tipos de territórios, nacionais e locais e, por outro, debater os modos como contribuem para  o desenvolvimento dos territórios e das pessoas na construção de  uma democracia mais culta e participativa.


 



Aula Aberta|Práticas Artísticas e Inclusão social: o projeto “Recriar-se|15 dez’23|16h30|ESE, Sala L2





VI Seminário Carteira de Competências - Partilha de testemunhos |12 dez’23 | 18h30-20h30 | On-line Zoom

Objetivos:

  • Dar a conhecer a Unidade Curricular da Carteira de Competências enquanto experiência inovadora e desafiante a nível curricular;
  • Partilhar percursos e experiências de aprendizagem realizadas pelos estudantes
  • Responder a questões/dúvidas dos estudantes

Datas: 12 de dezembro de 2022 (terça-feira) 18h30m-20h30m
Destinatários: Estudantes da ESE-IPS, em especial do 1º ano de cada licenciatura. Professores da ESE-IPS, em especial os tutores.
Inscrições: até ao dia 9 de dezembro, no formulário: https://inqueritos.ips.pt/index.phpr=survey/index&sid=299774&lang=pt.
A inscrição é obrigatória para quem queira um certificado.

Programa:
12 de dezembro de 2023, 18h30m-20h45m
Modalidade: online através da plataforma Zoom:

  • 18h30m – Boas Vindas – Ana Cristina Figueira (Subdiretora da ESE-IPS)
  • 18h35m – O Póster e o Produto Audiovisual - novos e possíveis instrumentos de avaliação no âmbito da Carteira de Competências. Carla Cibele Figueiredo, Alcina Dourado, Maria do Rosário Rodrigues
  • 18h50m – Testemunho de estudante da Licenciatura em Língua Gestual Portuguesa Beatriz Burguette, 3º ano
  • 19h10m - Testemunho de estudante da Licenciatura em Animação Sociocultural Inês Santos, 3º ano
  • 19h40m – Testemunho de estudante da Licenciatura em Comunicação Social Maria Beatriz Pinela David, 2º ano
  • 20h – Testemunho de estudante da Licenciatura em Desporto Sofia Madaleno, 2º ano
  • 20h20m - Testemunho de estudante da Licenciatura em Educação Básica Felícia Luís, 2º ano
  • 20h40m - Encerramento

A seguir a cada apresentação (15m) haverá 5 minutos para questões, cuja moderação está a cargo do coordenador/a de curso.

 


 

Murais e graffiti: estética e conteúdo na arte política de rua | Ricardo Campos | 7 dez’23 | 16h45 | Sala 3

Histórias que as paredes contam” agenda penúltima conversa
Que estética e conteúdo encontramos na arte política de rua?

O investigador Ricardo Campos é recebido a 7 de dezembro, pelas 16h45, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE-IPS) para a quarta e penúltima conversa do projeto “Histórias que as paredes contam”, subordinada ao mote “Murais e graffiti – estética e conteúdo na arte política de rua”.

Na mesa vão estar também as docentes Joana Matos e Lidia Marôpo, sendo a iniciativa de entrada livre e gratuita, quer para a comunidade académica, quer para o público em geral.

Doutorado em Antropologia Visual, Ricardo Campos é investigador principal no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da FCSH-UNL (CICS/NOVA), tendo trabalho desenvolvido em áreas como a arte urbana, a cultura visual, os media digitais e as culturas juvenis. Coordenou os projetos “Artcitizenship – Young people and the arts of citizenship: activism, participatory culture and creative practices” (2019/22) e “TransUrbArts – Emergent Urban Arts is Lisbon and São Paulo” (2016/20) e é autor de “Porque Pintamos a Cidade?” (2010), “Uma Cidade de Imagens” (2011) e “A Arte de Construir Cidadania” (2022), entre outras obras.

Joana Matos doutorou-se em Belas-Artes pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa com a tese “Vhils: Ruas com Rosto”, após ter concluído o mestrado em Ensino da Educação Visual e Tecnológica na ESE-IPS, onde antes se licenciara e onde atualmente é docente adjunta convidada. Com publicações nas vertentes da Educação Artística e das Artes Visuais, tem vindo a desenvolver projetos colaborativos na área da fotografia e da street art com diferentes comunidades.

Professora auxiliar no IPS e investigadora integrada no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA), Lidia Marôpo tem concentrado a sua investigação na relação entre crianças, jovens e os media, publicando artigos científicos e livros como “Jornalismo e Direitos da Criança” e “A Construção da Agenda Mediática da Infância”. Participou também em projetos e redes internacionais, caso do COST Action Transforming Audiences Transforming Societies e do ySKILLS.

Esta conversa aberta ao público sucede-se a três outras: “O muralismo como meio de comunicação. Alternativo ou coincidente?” (25 de novembro, Casa da Cultura de Setúbal), “Que lugar para o mural num espaço público sobrelotado?” (28 de outubro, União Setubalense) e “Muralismo: efémero na malha urbana, perene na memória” (5 de setembro, Museu do Trabalho Michel Giacometti).

Integrado no Programa das Comemorações Nacionais dos 50 anos do 25 de Abril, o projeto “Histórias que as paredes contam” deve o nome à tese de doutoramento de Helena de Sousa Freitas, que o coordena, e contempla a proposta de cinco conversas, a execução de cinco murais por artistas de diferentes gerações, a organização de duas mostras fotográficas, a publicação de um álbum sobre o muralismo em Setúbal e a realização de um documentário sobre o processo criativo do conjunto de atividades.

Com chancela do Monte de Letras, “Histórias que as paredes contam – 50 anos de muralismo em Setúbal” tem por parceiros a Câmara Municipal de Setúbal, através da iniciativa “Venham Mais Vinte e Cincos”, o Instituto Politécnico de Setúbal, a Associação dos Municípios da Região de Setúbal, juntas de freguesia do concelho, a União Setubalense e a Associação Cultural Festroia.

 


 

I Seminário “O Testemunho na 1ª Pessoa de Treinadores e Jogadores” | 07 dez’23 | ESE, Anfiteatro
 

As empresas e as organizações do desporto desenvolvem a sua ação num mercado cada vez mais competitivo, procurando estratégias para superar as dificuldades e responder aos clientes mais esclarecidos, exigentes e em permanente mudança no que concerne aos seus hábitos de consumo.

Assim, torna-se relevante o conhecimento prévio da cultura local para onde os nossos futuros diplomados na área do desporto possam vir a desenvolver a sua atividade profissional, quer seja em território nacional ou além-fronteiras. Compreender e aceitar hábitos e costumes da população residente prossupõe a existência de competências comportamentais e relacionais que na sua ausência deverão ser trabalhadas em diferentes cenários, pois promovem atitudes de tolerância, inclusão e aceitação do que é diferente.

O presente seminário dirige-se principalmente aos estudantes de desporto e surge no âmbito da Unidade Curricular de “Economia e Marketing do Desporto” pertencente ao 3.º Ano do Curso de Licenciatura em Desporto da ESE-IPS, fundamentando-se na necessidade da transmissão, aquisição e aplicação de conhecimentos na área do marketing aplicado ao desporto tendo como referência uma problemática social.

As inscrições são obrigatórias e gratuitas, podendo vir a ser realizadas através do link: https://encurtador.com.br/tzLV7

 

 

7ª edição do Movimentarte | 6 dez’23 | 14h–17h | ESE, Arcadas

A 7ª edição do Movimentarte é já no dia 6 de dezembro, quarta-feira à tarde, das 14h às 17h, nas arcadas da ESE-IPS. Este evento cultural participativo é produzido pela equipa de Produção e Promoção Cultural da licenciatura em Comunicação Social e é feito para toda a comunidade do IPS.
O programa das festas deste ano: jogos mais ou menos tradicionais que, para além de serem divertidos e inclusivos, nos alertam para a (falta de) saúde mental no ensino superior e nos informam sobre como a atividade física pode ser uma forma de terapia.
Farta/o/e de passar os dias sentado em salas de aula? Vem “Movimentarte” connosco

 

 



 


Exposição Bibliográfica "Literatura Infantil Portuguesa" | 04 dez’23-31 jan’24 | ESE, Biblioteca

Na segunda metade do séc. XIX e principalmente no séc. XX, a criança e a educação passaram, nos países civilizados, a constituir valores primordiais da Humanidade. Em Portugal, a primeira República anuncia o que apenas com o 25 de Abril será uma realidade.

Nos nossos dias, a literatura para a infância e para a juventude, exige um olhar mais atento por parte dos pais, educadores e pedagogos, pela influência profunda que exerce sobre a formação e o futuro da criança. A literatura infantil tem o poder de despertar a imaginação, a fantasia e o prazer. Influencia a representação do mundo, a construção de sistemas de valores e crenças, a conquista de universos simbólicos pertinentes, significantes e significativos. A criança, ao ler, explora todas as potencialidades da sua língua e da sua cultura e torna-se dessa forma menos manipulável, mais livre, mais consciente e mais pessoa.

Luciano Pereira
Professor Coordenador
Departamento de Ciências da Comunicação e da Linguagem
Escola Superior de Educação





 

Comissão Eleitoral para eleição dos representantes dos Estudantes no Conselho Geral do Instituto Politécnico de Setúbal | Mesa de Voto | 4 dez’23 | ESE
Edital com a constituição da mesa de voto




 

Novembro
 

Fala-me de Cultura - VIII Ciclo de Aulas Abertas | Aurélien Lino | 24 nov'23 | 09h | Anfiteatro ESE

"Guia de sobrevivência de um criativo nas Indústrias Culturais e Criativas” com Aurélien Vieira Lino. Segunda sessão do VIII Ciclo de Aulas Abertas Fala-me de Cultura.

"Guia de sobrevivência de um criativo nas Indústrias Culturais e Criativas” é o título da segunda sessão do VIII Ciclo de Aulas Abertas Fala-me de Cultura. A aula será lecionada por Aurélien Vieira Lino que falará sobre o lugar da criação e da criatividade no território das Indústrias Culturais e Criativas .  Aurélien Vieira Lino é licenciado em piano Jazz, na Escola Superior de Música e Artes de Espetáculo do Porto (2005). Concluiu 3 anos da licenciatura em Ciências Musicais na Universidade Nova de Lisboa e formou-se durante 1 ano em Paris com o músico Antoine Hervé. Conclui ainda o curso de Orquestração para Filme e Televisão da Berklee College of Music . Foi docente e diretor do Conservatório de Caldas da Rainha até 2015, sendo também diretor artístico do Festival Internacional de Música Musicaldas e do Curso de Verão Jovens Músicos. Atualmente dedica-se a vários projetos musicais na área do jazz, rock, música erudita e performance, bem como a composição e produção de música original para filmes/séries de animação, documentário e publicidade. Paralelamente trabalha em pós-produção áudio com várias produtoras nacionais.

O ciclo de aulas abertas Fala-me de Cultura, realizado no âmbito da Unidade Curricular Indústrias Culturais, do 2º ano da licenciatura em Comunicação Social, tem como propósito retomar a discussão do conceito que dá nome à disciplina e de outros que se lhe associam, tais como, mercadorização da cultura, políticas culturais, democratização e diversidade cultural, contando para isso com a participação de vários convidados que laboram em diversas áreas da produção cultural.

Ao longo de cinco semanas, realizar-se-ão encontros com agentes e criadores culturais, que conversarão sobre a sua experiência, debaterão os tópicos antes enunciados e responderão às questões do público. Destinado preferencialmente aos estudantes de Indústrias Culturais, o VIII Ciclo Fala-me de Cultura estará aberto a todos os que nele queiram participar, gratuitamente e sem necessidade de inscrição prévia.



 

Fala-me de Cultura - VIII Ciclo de Aulas Abertas | Frederico Corado | 21 nov'23 | 14h | Anfiteatro ESE

" A memória pessoal e colectiva na divulgação cultural - como a nossa memória constrói a identidade cultural de um país” com Frederico Corado. Primeira sessão do VIII Ciclo de Aulas Abertas Fala-me de Cultura

" A memória pessoal e colectiva na divulgação cultural - como a nossa memória constrói a identidade cultural de um país” é o título da primeira sessão do VIII Ciclo de Aulas Abertas Fala-me de Cultura. A aula será lecionada por Frederico Corado que falará sobre Memória e Identidade edificadas pela Divulgação Cultural. Frederico Corado é realizador, encenador, autor, tradutor, cenógrafo e programador.

Realizou mais de duas dezenas de filmes, premiados em vários festivais nacionais e internacionais e encenou perto de 30 espectáculos em várias salas, incluindo “As Alegres Comadres de Windsor”, “8 Mulheres”, “Pouco Barulho”, “Um marido Ideal”, “Nápoles Milionária”, “Autópsia de um Crime” e ainda, no Casino Lisboa, “A Peça Que Dá Para o Torto” e "Feliz Aniversário" actualmente em digressão pelo país com João Baião.

Trabalhou em diversos teatros: Politeama, São Luiz, Villaret, etc e com os mais diversos criadores: Filipe La Féria, Graça Lobo, Maria do Céu Guerra, António Feio, João Pereira Bastos, Francisco Nicholson, Adriano Luz, entre outros.

Foi criador e director dos festivais de cinema FICAP – Festival Int. de Cinema de Artes Performativas, Área de Contenção – Encontros de Cinema Fantástico e de Horror e Curtas na Casa. Criou e dirigiu a revista de cinema FIM e dirige desde 2007 o site “Guia dos Teatros”.

Realizou os documentários “Graça Lobo Dois Pontos”, "Pessoalmente Maria do Céu Guerra", “Fernando Filipe, Um Cenógrafo no Museu” e “Citizen Jones”, entre muitos outros e as curtas-metragens de ficção “A Estrela”, “Telefona-me!”, etc.

Fez parte da criação da Casa das Imagens - Lauro António em Setúbal onde colabora na programação e curadoria de diversas exposições.

Tem colaborado com diversos espaços na programação regular de ciclos de cinema incluindo o ciclo “História Resumida do Cinema Português”.

Actualmente faz parte da direcção da Casa do Artista onde é responsável pelo Centro de Documentação e pela curadoria das exposições que lá se organizam e também da Academia Portuguesa de Cinema.

O ciclo de aulas abertas Fala-me de Cultura, realizado no âmbito da Unidade Curricular Indústrias Culturais, do 2º ano da licenciatura em Comunicação Social, tem como propósito retomar a discussão do conceito que dá nome à disciplina e de outros que se lhe associam, tais como, mercadorização da cultura, políticas culturais, democratização e diversidade cultural, contando para isso com a participação de vários convidados que laboram em diversas áreas da produção cultural.

Ao longo de cinco semanas, realizar-se-ão encontros com agentes e criadores culturais, que conversarão sobre a sua experiência, debaterão os tópicos antes enunciados e responderão às questões do público. Destinado preferencialmente aos estudantes de Indústrias Culturais, o VIII Ciclo Fala-me de Cultura estará aberto a todos os que nele queiram participar, gratuitamente e sem necessidade de inscrição prévia.

 

 

Exposição Bibliográfica - 15 Nov’23, Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa (LGP) | De 15 a 30 Nov'23 | Biblioteca ESE

A Língua Gestual Portuguesa (LGP) é uma das três línguas oficiais de Portugal, reconhecida na Constituição da República Portuguesa em 1997 (a 15 de novembro, data em que se assinala o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa).

Cada país possui a sua Língua Gestual.

A LGP é a forma de comunicação utilizada pelas pessoas surdas. É produzida a partir de movimentos das mãos, do corpo e por expressões faciais, sendo a sua receção visual. Possui um vocabulário especial e uma gramática própria.



 

À Conversa com.... | Desporto - Gonçalo Cruz | 6 novembro 2023 | 14h00 | Sala 1

 



Outubro

III Seminário Dar Asas ao Saber | 27 e 28 de outubro de 2023 Comunidades de formação e educação ao longo da vida

O terceiro seminário "Dar Asas ao Saber", organizado pelo Centro de Investigação em Educação e Formação do Instituto Politécnico de Setúbal (CIEF-IPS), centra-se na formação ao longo da vida.
Este é um fenómeno da contemporaneidade, enquadra-se num paradigma educativo que valoriza a abrangência e a diversidade de processos e modalidades formativas que ocorrem ao longo e ao largo da vida, em diferentes contextos e situações. A amplitude e a complexidade dos processos educativos contemporâneos assumem a fluidez e a des-diferenciação de fronteiras entre o formal, o não formal e o informal, contribuindo para a interligação e integração de aprendizagens significativas, fulcrais para o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, ao longo dos seus ciclos de vida, bem como para o desenvolvimento coletivo, social e comunitário.
As comunidades, neste contexto, assumem um papel fundamental, pelo que, tanto do ponto de vista educativo, como social, económico e ambiental, entre outras dimensões, se torna essencial promover a discussão sobre a diversidade, interconectividade e potencialidade relativas a situações, modalidades e processos que se enquadram no âmbito da formação ao longo da vida e que contribuem para a emergência de novas dinâmicas individuais e colectivas, tais como aquelas que o seminário Dar Asas ao Saber pretende promover.

O Seminário decorre na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, nos dias 27 e 28 de outubro de 2023 e pretende, na continuidade dos outros já desenvolvidos, constituir-se como um espaço de reflexão e debate entre todos aqueles que investigam e/ou intervêm nesta área. Engloba três eixos temáticos:

  • Educação e formação na escola;
  • Educação e formação nas comunidades;
  • Educação e formação inclusiva, intercultural e intergeracional.


Para mais informações e inscrições, consulte a página do seminário em https://projetos.ese.ips.pt/cief2023/.



 

À Conversa com.... | Sofia Figueiredo | 27 outubro 2023 | 08h30 | Sala 6




 

Ciclo de Seminários de Comunicação Social | 25 outubro 2023 até 05 janeiro 2024

O Ciclo de Seminários de Comunicação Social está de volta
A 5ª edição do ciclo de Seminários da unidade curricular Seminário de Investigação e Projeto de Comunicação (SIPC) do 3º ano da Licenciatura em Comunicação Social (CS) decorre de 25.10.2023 até 12.01.2024.
Este ciclo de seminários conta com a participação de vários oradores convidados, entre docentes e alumni, que se debruçam sobre vários aspetos da realização de investigação em ciência, como a escolha do paradigma até às técnicas mais comuns de recolha e análise de dados.
A primeira sessão começa com a professora Ana Maria Pessoa que vai falar Dos Paradigmas ao Processo de Investigação e decorre no horário das 14h às 16h na sala S12.

  • 1ª Sessão | 25 outubro das 14h às 16h | S12
           Paradigmas ao Processo de Investigação
           Ana Maria Pessoa (Departamento de Ciências Sociais e Pedagogia)
  • 2ª Sessão | 31 outubro das 13h30 às 14h30 | S12
           Investigar em Comunicação Social. O testemunho de Alumni (CS|ESE)
           Andreia Cândido (estudante de mestrado)
  • 3ª Sessão | 31 outubro das 14h30 às 16h30 | S12
           Introdução à Metodologia em Investigação
           Professor Fernando Almeida (Departamento CSP | ESE)
  • 4ª Sessão | 17 novembro das 08h30 às 10h00 | S12
           Estatística para as ciências sociais: Técnicas de amostragem
           Professora Joana Cabral (Departamento CT | ESE)
  • 5ª Sessão | 12 dezembro das 13h30 às 16h30 | S12
           A entrevista de investigação. Métodos qualitativos: A análise temática
           Professor António Marques (Diretor ESS)
  • 6ª Sessão | 15 dezembro das 08h30 às 10h00 | S12
           O Inquérito por Questionário
           Professor Fernando Almeida (Departamento CSP | ESE)
  • 7ª Sessão | 19 dezembro das 14h30 às 16h30 | S12
           Investigação-ação: um estudo experimental realizado em contexto organizacional
           Cláudia Ramos (EST | Secção de Ciências Empresariais e Comunicação (SCEC)
  • 8ª Sessão | 05 janeiro das 08h30 às 10h00 | S12
           Ferramentas online e tratamento de dados
           Professora Maria do Rosário Rodrigues (Departamento CT | ESE)

Algumas sessões estão sujeitas a confirmação e podem decorrer à sexta feira das 8h30 às 10h30 na sala S12.
Os interessados podem participar nas sessões presencialmente através de inscrição prévia.
Para quem o solicite é também possível obter um certificado.
O calendário do programa está a ser ultimado, mas para além da sessão inaugural, os interessados podem contar com a realização de sessões sobre as seguintes temáticas:

  • A entrevista de investigação
  • Estatística para as ciências sociais: Técnicas de amostragem
  • Ferramentas online e tratamento de dados
  • Introdução à Metodologia em Investigação
  • Investigação-ação: um estudo experimental realizado em contexto organizacional
  • Investigar em Comunicação Social. O testemunho de Alumni (CS|ESE)
  • Métodos qualitativos: A análise temática
  • O Inquérito por Questionário

Os interessados devem dirigir-se à organização da responsabilidade das docentes Alcina Dourado e Cristina Gomes da Silva através do e-mail alcina.douradonull@ese.ips.pt



 

38º Aniversário da ESE/IPS | 21 outubro 2023

À Comunidade Académica,
Hoje comemoramos 38 anos de vida, graças à visão e persistência de um conjunto de pessoas e de uma comissão instaladora constituída por Ana Maria Bettencourt, Maria Emília Brederode Santos e Teresa Maria Torres Martins.
Foram até aqui anos repletos de experiências, memórias construídas em conjunto pela comunidade, que nos foram moldando profissional e pessoalmente. Muitas mais memórias serão construídas, em comunidade e para a comunidade.
A Direção deseja a todas/os muitos parabéns neste dia tão significativo e um muito obrigado, "porque é na ESE de Setúbal, onde o sonho maior é fazer gente feliz".
João Pires, Ana Cristina Figueira e Pedro Felício



VIII Colóquio Internacional - Ler e Ser: Educação para a Paz | 21 outubro 2023 | 9h00

A AJUDARIS, em parceria com a Escola Superior de Educação de Setúbal, anuncia o VIII Colóquio Internacional - Ler e Ser: Educação para a Paz, que se realizará no dia 21 de outubro, Via Online - ZOOM e que congregará representantes das áreas que melhor se cruzam com os princípios e os objetivos da AJUDARIS: a intervenção científico-pedagógica, a formação cívica, o empreendedorismo social e a ação mediática.

PROGRAMA
Apresentação: Sónia Cruzeiro- Subdiretora do Agrupamento de Escolas Eugénio de Andrade

Sessão de abertura - 09h00 às 09h30
Rosa Mendes: Presidente da Direção e Fundadora da Ajudaris
Pedro Felício: Subdiretor da Escola Superior de Educação de Setúbal
João Miguel Gonçalves: Diretor-Geral dos Estabelecimentos Escolares
Fernando Paulo: Vereador da Câmara Municipal do Porto

Conferência inaugural: Ler e Ser-Educação para a Paz - 09h30 às 10h00
Francisco Madelino: Presidente de Mesa
llda Figueiredo: Presidente da Conselho Português Para Paz e Cooperação

Conferência: Pedagogia da Emoção " A arte de desenvolver a inteligência emocional" - 10h05 às 10h30
Susana Baião: Presidente de Mesa
Alfredo Leite: Diretor na Mundo Brilhante Desenvolvimento de Competências

Conferência: "O importante não é o que temos, mas sim o que fazemos com aquilo que temos." - 10h35 às 11h00
Luis Castanheira: Presidente de Mesa
Diamantino Ribeiro- Investigador do Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia da Universidade de Évora

Conferência: Educação para Paz - 11h05 às 11h45
Cristiana Madureira: Presidente de Mesa
Nei Alberto Salles Filho- Mestrado e Doutorado (PPGCSA/UEPG) e Educação Inclusiva - Mestrado (PROFEI/UEPG).

Painel de boas práticas: Ler e Ser - 11h50 às 12h45
Natália Costa: Presidente de Mesa
Rosa Montez: Coordenadora do Departamento da Educação Pré-Escolar e Responsável do Jardim de Infância do Choupal, Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano
Patrícia Fernandes e os jovens autores Mateus, Simão, Júlia e Beatriz: Externato Santa Margarida
Maria de Fátima Ribeiro Teixeira: Educadora no Hospital Padre Américo Penafiel

Workshops - 14h00 às 17h00

Lara Barradas- "Laboratório de Escrita Criativa"
Paula Vaz- "Dificuldades de Aprendizagem Específicas na leitura: da teoria à prática para uma educação inclusiva"1
Evelina Oliveira-Workshop de Ilustração -"Pássaros articulados - a personagem como filtro de narrativas"
Nuiarte- Historiómetro 2

1- Ao escolher o Workshop da Paula Vaz, o mesmo decorrerá no horário compreendido das 15h00 às 18h00
2- Nuiarte e Sónia Oliveira- Das 14h00 às 15h00, antes do Workshop da Paula Vaz.
Encerramento

 


 

Exposição - Agregar vontades, construir o futuro | 18 a 27 outubro 2023 | Átrio da ESE

 


 

Início das Atividades Letivas e Acolhimento 2023/2024
 

À comunidade académica.
Na próxima semana damos início às atividades letivas na ESE. Os Calendários Académicos
podem ser consultados no portal da Escola.
Destacamos que:

  • No dia 9 de outubro decorrerá a sessão de acolhimento a todos os novos estudantes no IPS, no Pavilhão Desportivo. Não há atividades letivas.
  • No dia 10 de outubro realiza-se o acolhimento aos novos estudantes na ESE, dos cursos em horário diurno. Não há atividades letivas.
  • No dia 12 de outubro há atividades de acolhimento organizadas pela Associação Académica do IPS. Não há atividades letivas.

Acolhimento na ESE
Dia 10 de outubro, cursos em horário diurno

  • Apresentação Geral no Anfiteatro da ESE (horário e cursos)
    09h00 - 09h50 » TILGP, MEPE, MPE1C, MEMCN&MPHGP
    10h00 - 10h50 » DN, SFC, LAS, DESP
    14h00 - 14h50 » PA, LEB, CS
  • Reunião com os coordenadores de curso (curso e sala)
    TILGP - S10 | MEPE - S14 | MPE1C - S5 | MEMCN&MPHGP - S7
    DN - S9 | SFC - S11 | LAS - S3 | DESP - S6
    PA - S16 | LEB - S1 | CS - S2
  • Peddy Papper
    Nesta atividade, realizada a partir de um guião desenvolvido pelos membros do Conselho Pedagógico, os novos estudantes serão desafiados a conhecer autonomamente os vários espaços na Escola, como o Bar, a Biblioteca, a Secção de Audiovisuais, a Sala de Drama, o Ginásio, o espaço da AAIPS, entre outros, culminando com um registo fotográfico junto ao Sobreiro central da ESE.

Cursos em horário Pós-laboral

  • 10 de outubro às 18h00 » PA-Amadora (sessão a decorrer nas instalações da Escola Profissional Gustave Eiffel, na Amadora)
  • 13 de outubro às 17h00 » MEPAI e PG-EE (Anfiteatro da ESE)

Votos de um excelente ano letivo!