Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor

Sigla: PG_EE
Início: 2014/2015
Coordenação do curso: Luísa Ramos de Carvalho


Descrição
No contexto social contemporâneo as instituições educativas veem-se confrontadas com uma crescente necessidade de gerir novos saberes e novas práticas para questionar as suas práticas de acordo com as características de alunos, professores e comunidades envolventes. Neste contexto urge proporcionar aos professores/educadores a aquisição de um conjunto de competências profissionais renovadas para enfrentarem estas novas problemáticas e para poderem contribuir para a transformação dos modelos tradicionais de intervenção e de construção das práticas e políticas educativas. Para tal é fundamental uma formação especializada e contínua que seja adequada aos desafios profissionais e, de um modo mais abrangente, aos desafios coletivos. A organização escolar e as práticas educativas devem assegurar a gestão da diversidade, permitindo responder às necessidades educativas dos alunos. O curso está direcionado para que os formandos possam desenvolver saberes e competências necessários para a identificação tanto das barreiras quanto das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, procurando garantir que o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória seja atingido por todos, através de percursos diferenciados, os quais permitem a cada um progredir no currículo com vista ao seu sucesso educativo. Pretende-se que os formandos possam refletir sobre as práticas mais adequadas ao atendimento de alunos com dificuldades especificamente ligadas ao domínio cognitivo e motor, assim como, intervir de uma forma mais efetiva e criteriosa, tendo por base uma perspetiva centrada nas acomodações curriculares e nas adaptações curriculares significativas e não-significativas. Face a estes objetivos, enunciam-se as seguintes competências que se articulam com as competências expressas no Despacho Conjunto nº 198/99 de 15 de fevereiro, determinando que os professores de Educação Especial deveriam reunir um conjunto de saberes e competências para o seu exercício profissional: análise critica, intervenção, formação, supervisão e avaliação. A ESE de Setúbal foi pioneira em Portugal a introduzir, desde o seu primeiro ano de funcionamento, em todos os planos de estudo das formações iniciais e complementares de docentes uma disciplina de Necessidades Educativas Especiais. Estas circunstâncias colocam esta escola numa posição privilegiada relativamente à docência desta Pós-Graduação. Curso acreditado anualmente, desde a primeira edição, como formação especializada em domínio cognitivo e motor na área da educação especial. Registo de acreditação da 1.ª edição: CCPFC/CFE-2927/14, número de créditos: 10.


Candidaturas para o Ano Letivo 2024/25

A formação será presencial de acordo com as orientações do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, a quem compete proceder à acreditação das entidades formadoras, das ações de formação contínua de professores e acompanhar o processo de avaliação do sistema de formação contínua, nomeadamente a acreditação dos cursos de formação especializada.

As aulas iniciam-se no mês de Outubro e prolongam-se até Junho do ano seguinte. O horário é pós laboral sendo distribuído entre algumas sextas-feiras ao fim do dia e sábados de manhã e de tarde. A duração total é de 250 horas (ver plano de estudos). A Pós Graduação é aberta a todos os candidatos de acordo com o edital (ligar a palavra edital a https://www.si.ips.pt/ips_si/conteudos_geral.conteudos_ver?pct_pag_id=38743&pct_parametros=p_pagina=38743&pct_disciplina=&pct_grupo=1963). No entanto, como esta Pós-Graduação é reconhecida como formação especializada com acesso ao grupo de recrutamento 910, só irão obter esta certificação os formandos com cinco anos de serviço docente efetivo (comprovado) quando do início da formação.
Qualquer dúvida sobre esta oferta formativa poderá ser endereçada à coordenadora da Pós Graduação Professora Doutora Luísa Ramos de Carvalho é luisa.carvalhonull@ese.ips.pt
Obrigada pelo seu interesse na nossa oferta formativa.

Diploma: Pós-Graduação em "Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor"

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