25 de Abril, 50 Anos | Programa Comemorativo

Na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal existe uma longa tradição de comemoração do aniversário da revolução de Abril, momento inesquecível da instauração da democracia em Portugal. Ao longo dos nossos quase 39 anos de existência, foram muitos e diversificados os eventos idealizados para as sucessivas comemorações desta efeméride, dinamizados pelo Conselho Pedagógico da ESE/IPS, pelos Conselhos Diretivos (posteriormente Direções) e pela comunidade.

50 anos após o 25 de abril de 1974, não poderíamos deixar de comemorar um aniversário tão emblemático e significativo, assumindo, neste momento, ainda maior significado, considerando as mudanças políticas recentes e a necessidade de se continuar a defender os valores de Abril, no conhecimento e preservação dos direitos conquistados.

Considerámos, assim, que para uma comemoração com esta importância, apenas um evento não seria suficiente. Desafiámos a comunidade a participar coletivamente nesta celebração, imersos no espírito de Abril e na colaboração em prol de um objetivo comum, o conhecimento histórico do significado desta revolução, para que não seja mais um feriado e sim uma conquista adquirida.

O programa aqui apresentado é o resultado do desejo da comunidade académica em partilhar coletivamente o que foi, o que é e o que poderá vir a ser Abril, apresentado num conjunto de atividades e eventos a decorrer ao longo dos próximos meses. Não é um programa fechado e será enriquecido brevemente com mais eventos científicos, artísticos e culturais, pois assim é Abril, uma construção em progresso.

Mariana Pinto
(Presidente do Conselho Pedagógico da ESE/IPS)

João Pires
(Diretor da ESE/IPS)

Calendarização

- 22 março

4ª Edição do ROTEIRO para uma EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: Descolonizar o 25 de Abril nos Manuais Escolares de História - Reflexão sobre as continuidades coloniais e o eurocentrismo no modo como os manuais escolares representam o processo histórico que conduziu à Revolução dos Cravos.

- 15 Abril a 19 Abril

10ª Semana da Comunicação Social

A Licenciatura em Comunicação Social da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal organiza, de 15 a 19 de abril, a 10ª Semana da Comunicação Social, com o tema 30 Anos de Comunicação em 50 de Liberdade, em comemoração simultaneamente aos 30 anos do curso e aos 50 anos do 25 de abril. A semana consiste na realização de conferências, workshops, mesas-redondas e exposições, reunindo profissionais da área, investigadores e personalidades da política e da cultura. A iniciativa é realizada em parceria com os estudantes de Comunicação Social, que são também o principal público do evento.

- 15 Abril a 26 Abril

Exposição “Perfil Local”, no âmbito da 10ª Semana da Comunicação Social.

- 18 Abril

4ª Edição do ROTEIRO para uma EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: Curtas de Nós e dos Outros (10h30 – sessão integrada na Semana da Comunicação Social) - Exibição de curtas-metragens feitas por atuais e antigos/as estudantes da ESE/IPS seguida de discussão com o público e autores/as.

- 23 abril

Dia Aberto das Ciências do Desporto – com a inclusão de conferência “As Conquistas de Abril e o Desporto: A Emergência do Reconhecimento da Pessoa Humana”.

- 24 abril

Performance do 1.º ano de Animação Sociocultural intitulado "LIberdade-50 anos não chegam”. Às 14h00 no átrio da ESE.

- 29 abril a 10 maio

Exposição “Paredes Limpas, Povo Mudo”.

- 3 maio

4ª Edição do ROTEIRO para uma EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: Ocupação Poética: Liberdade e Libertação(10h30h) - Um Roteiro para ocupar a Escola com poesia.

- 15 maio

4ª Edição do ROTEIRO para uma EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA (hora – a confirmar) : As (in)diferenças da presença do racismo no contexto pós-colonial vs. contexto contemporâneo - Testemunhos e debate sobre o racismo no desporto pré e pós 25 de Abril.

- 17 de maio

Apresentação da coleção de livros "Missão democracia" da Assembleia da República. No anfiteatro, entre às 14h00 e as 15h30, com a presença da responsável pela curadoria editorial da coleção, Dora Batalim, com representantes da equipa da Assembleia da República e com um/a dos/as autores/as (a confirmar).

- 20 maio (a 3 de junho)

Exposição “O 25 de abril visto pelas crianças”
Trabalhos realizados em parceria por estudantes do 1º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar, Educadoras cooperantes e crianças de vários Jardins de Infância da região de Setúbal.

- 28 maio

4ª Edição do ROTEIRO para uma EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA (hora - a confirmar): Amílcar Cabral – o último discurso. - Estudantes do 3º ano da Licenciatura em Tradução e Interpretação de Língua Gestual Portuguesa realizarão o projeto pioneiro de interpretação, para Língua Gestual Portuguesa, do último discurso de Amílcar Cabral.

Seminário Celebrar Abril: o papel dos animadores socioculturais na construção da Democracia -Obreiros e mestres- (9h30) organizado pela Comissão de Acompanhamento e Avaliação da Licenciatura em Animação Sociocultural.

- 6 junho

4ª Edição do ROTEIRO para uma EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA (hora – a confirmar): Educação e (anti)colonialismo – a obra de Paulo Freire. - Conferência com Isabel Madeira, Maria João Mogarro e Sónia Borges.