Escola Superior de Educação | Galeria de Imagens

“A Escola Superior de Educação de Setúbal foi construída a partir do natural relevo do terreno, respeitando a natureza logo na fase da sua implantação. Ela surge sem violentar o meio (1).
A estrutura em "U" do edifício define dois pátios exteriores opostos. O espaço natural é envolvido, fazendo parte da arquitectura. O pátio maior (a NE) rodeia um grande e antigo sobreiro, centralizando-o . Aqui, a natureza - simbolizada pelo sobreiro - é homenageada e venerada.
Neste pátio, a ordem racional e ritmada dos claustros, com colunas paralelas entre si, coexiste com a "ordem" espontânea da forma do sobreiro - uma presença orgânica, naturalmente torcida e rebuscada.
A apresentação do pátio das amendoeiras a SO (o mais pequeno) é oposta à anterior, na medida em que é totalmente organizada pelo Homem: há uma disposição geometrizada das amendoeiras e uma envolvência artificial do calcário.”

Ana Nogueira

Fotografias (Créditos Fernando Pinho)