Desportos de Natureza

Sigla: TSPDN
Início: 2016/2017
Coordenação do curso: Paulo Alexandre Correia Nunes

 

Descrição         

O Curso Técnico Superior Profissional em Desportos de Natureza (CTeSP-DN) possibilita a aquisição de conhecimentos e competências para apoiar, a organização e a dinamização de programas de desportos de natureza, integrando metodologias e técnicas adequadas ao contexto de desenvolvimento das atividades que se querem amigas do ambiente.
Os profissionais formados em desportos de natureza pela ESE-IPS evidenciam competências que permitem planear e organizar programas de desportos de natureza realizados em contexto natural, em áreas técnicas específicas ou instalações edificadas para o efeito. Coadjuvar a organização e gestão de eventos desportivos que ocorram essencialmente em meio natural, planeando atividades segundo as normas e a legislação aplicável ao contexto dos desportos de natureza, promovendo a segurança e o bem-estar dos/as participantes. Implementar atividades envolvendo técnicas inerentes aos desportos de natureza, contribuindo para uma adequada participação de potenciais interessados e para a promoção de hábitos saudáveis de vida, através da prática da atividade física e desportiva realizadas na natureza.
Os recursos naturais de exceção, aliados as condições climatéricas favoráveis e à vocação de desenvolvimento regional da Península de Setúbal estreitamente ligada à vertente do turismo, têm proporcionado o aumento do número de praticantes, quer na área do desporto de recreação associado aos momentos de lazer e evasão, quer na área competitiva, com resultados de relevo a nível nacional e internacional granjeados por atletas da região nos mais variados desportos de natureza.
Área de formação: 813 – Desporto

Perfil Profissional
O CTeSP-DN visa a qualificação de quadros intermédios de enorme relevância num segmento de mercado em expansão e com um potencial de crescimento aferido e significativo, podendo assumir-se como um fator de desenvolvimento da região.

Destacam-se as principais áreas de intervenção:

  • Planear e organizar, sob supervisão, programas de desportos de natureza realizados em meio natural, em áreas técnicas específicas ou instalações edificadas para o efeito.
  • Coadjuvar a organização e gestão de eventos desportivos de natureza, direcionando-os aos públicos específicos e respeitando todas as fases de um correto planeamento.
  • Apoiar a organização e implementação de programas de desportos de natureza para grupos com necessidades especiais.
  • Colaborar na gestão dos recursos materiais e humanos necessários à realização de programas de desportos de natureza.
  • Planear atividades segundo as normas e a legislação aplicável aos desportos de natureza e meio envolvente, promovendo a segurança e o bem-estar dos participantes.
  • Acompanhar e dinamizar, sob supervisão, os programas de desportos de natureza, enquadrando autonomamente os participantes e garantindo a gestão dos grupos e o cumprimento de regras de segurança.
  • Implementar atividades envolvendo técnicas de modalidades dos desportos de natureza, contribuindo para uma adequada participação dos grupos e para a promoção de estilos de vida saudáveis através da atividade desportiva.
  • Organizar atividades acautelando o cumprimento das normas e regras de segurança inerentes à prática dos desportos de natureza, intervindo de forma responsável na prevenção e gestão do risco.
  • Coordenar grupos visando uma participação responsável na prática de desportos de natureza e incentivando o respeito pelo património natural.
  • Gerir boas práticas nos desportos de natureza através da implementação de estratégias para preservação dos recursos naturais.

Regime de Precedências: Não Aplicável

Creditações
Creditações de UC do CTeSP em Desportos de Natureza em UC da licenciatura em Desporto da ESE
Creditações do CTeSP em Desportos de Natureza para a licenciatura em Animação Sociocultural

Diploma: Curso de Técnico Superior Profissional em Desportos de Natureza

Planos de Estudos
Plano de Estudos em vigor: Despacho n.º 13014/2022 - Alterações ao curso técnico superior profissional de Desportos da Natureza
Plano de estudos